Cáritas – Diocese de Jundiaí

No dia 19/06/2021 aconteceu o primeiro encontro de preparação da 6ª Semana Social Brasileira com a participação dos representantes da Cáritas Diocesana de Jundiaí, Coordenadores Diocesanos das Pastorais Sociais e do Conselho Diocesano de Leigos, agentes das Pastorais sociais e Entidades Sociais, conjuntamente com o Núcleo Diocesano de Formação Fé, Política e Cidadania Dom Amaury Castanho.

O encontro teve a presença do Bispo Diocesano Dom Vicente Costa, motivador da elaboração da proposta metodológica para realização da 6º Semana Social Brasileira na Diocese de Jundiaí, Padre Geraldo da Cruz Bicudo assessor eclesiástico do Fórum das Pastorais Sociais e Padre Joaquim de Souza Filho Presidente da Cáritas Diocesana de Jundiaí.

A 6ª SSB será organizada pelo Fórum das Pastorais Sociais, Conselho Diocesano de Leigos, Cáritas Diocesana de Jundiaí e Núcleo Diocesano de Formação de Fé, Política e Cidadania Dom Amaury Castanho.

A proposta deste primeiro encontro de Preparação da 6ª SSB na Diocese de Jundiaí foi de apresentar os temas norteadores: Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho e motivar a participação dos agentes de pastorais sociais na realização de um mapeamento da realidade das famílias acompanhadas pelas pastorais, através de um instrumental de pesquisa.

A proposta metodológica para realização da 6ª SSB na Diocese de Jundiaí, elaborado pela comissão organizadora contemplam três dimensões:

1 – FORMAÇÃO: Em andamento desde o ano de 2020 e durante o ano de 2021 o Núcleo Diocesano de Formação Política, Fé e Cidadania Dom Amaury Castanho, realizará Cursos virtuais temáticos no período da noite, gratuito e aberto a todos os agentes e lideranças comunitárias com os temas da 6ª SSB.

Já estão abertas as inscrições para o curso de julho – Tema: Economia de Francisco e Clara proposta pelo Papa Francisco, pelo e-mail: dolaineresantos@gmail.com

2 – MAPEAMENTO: Que consiste em uma pesquisa a ser realizada com as famílias assistidas pelas pastorais sociais e entidades, a fim de identificar o perfil e as necessidades das pessoas atendidas, partindo do pressuposto do 3 “Ts” Terra, Trabalho e Teto.  

3- PLANO DE AÇÃO

Após analisar os dados da pesquisa a Comissão Organizadora realizará encontros para propor ações em nível local e diocesano para o enfrentamento das situações identificadas. Solidariamente colocar em prática uma ação que possa modificar a realidade de injustiça social e exclusão.

Parabéns a todos envolvidos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *