Serviços, Programas e Projetos
Abaixo estão listados os Serviços, Programas e Projetos desenvolvidos e articulados pelas Cáritas Diocesana de Jundiaí.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV é um serviço tipificado de Proteção Social Básica na área da Assistência Social, realizado no Centro Comunitário São Francisco de Assis, no Parque Almerinda Chaves, periferia de Jundiaí. É uma atividade com parceria pública com a Prefeitura Municipal de Jundiaí, através de Termo de Colaboração nº 03/2024, com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social.
O público do SCFV são crianças a partir dos 7 anos, adolescentes dos 13 aos 15 e pessoas idosos, a partir dos 60 anos, que residem em território de vulnerabilidade social e são referenciados pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Oeste.
Objetivo geral – assegurar o serviço de proteção social básica e espaços de referência de convívio familiar e comunitário, desenvolvendo relações de afetividade, sociabilidade e participação cidadã para crianças, adolescentes, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade, do território de abrangência do CRAS Novo Horizonte.
Metodologia –
As intervenções direcionadas para as crianças têm um caráter preventivo e proativo, na formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir dos seus interesses, demandas e potencialidades por faixa etária. As atividades são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade na prevenção de situações de risco social.
Para o público adolescente entre 12 a 15 anos, as intervenções são formadoras, planejadas e participativas, que estimulam a capacidade reflexiva e crítica dos jovens, possibilitam o desenvolvimento das capacidades e potencialidades, mediante apropriação de informações, conhecimentos e da inclusão digital; para atuação crítica e proativa em seus processos pessoais, de inserção no mundo do trabalho e em seu meio social.
As atividades com as pessoas idosas preconizam o desenvolvimento da autonomia, sociabilidade, fortalecimento de vínculos familiares, convívio comunitário, redução e prevenção de isolamento social, bem como a capacidades e potencialidades, com vista ao alcance de alternativas emancipatórias.
Projeto de Atendimento à Pessoa Idosa “Acalanto, Escutas e Vivências”
O Projeto “Acalanto, Escutas e Vivências” é realizado no Centro Comunitário São Francisco de Assis, no Parque Almerinda Chaves, periferia de Jundiaí. É um projeto complementar à política de assistência social na proteção social básica e na garantia de direitos da pessoa idosa, implementado com recursos próprios.
Tem por objetivo contribuir para o processo de envelhecimento ativo, saudável, no desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade da população idosa, valorizando o convívio comunitário e o fortalecimento dos vínculos familiares, por meio da ampliação de atividades de convivência e participação comunitária em um território periférico, caracterizado pela vulnerabilidade social e dificuldade de acesso a serviços e equipamentos públicos.
As atividades a serem desenvolvidas através de Rodas de Conversas Temáticas, vivenciar experiências para o autoconhecimento e autocuidado; Oficinas Culturais “Coral Acalanto”; atividades físicas e oficinas de artesanato.
Projeto Casulo
O Projeto Casulo, realizado no Centro Comunitário São Francisco de Assis, no Parque Almerinda Chaves e com núcleos em quatro Escolas Estaduais do território do Vetor Oeste do município de Jundiaí. É um projeto complementar, na política de assistência social, em parceria pública – Termo de Fomento 11/2023, com recursos financeiros do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescentes, para o atendimento e a garantia de direitos, com ações preparatórias para inserção ao mundo do trabalho, incentivando a participação ativa, o desenvolvimento e protagonismo de adolescentes de 14 a 17 anos e 11 meses.
Objetivo Geral:
Empoderar e formar o público de adolescentes matriculados no ensino médio regular, no território do Vetor Oeste, garantindo o acesso às políticas públicas de inserção ao Mundo do Trabalho.
Objetivos Específicos:
- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas;
- Oferecer ferramentas facilitadoras para inserção de adolescentes no mercado de trabalho, visando a diminuição das desigualdades sofridas em territórios periféricos na busca por emprego;
- Proporcionar espaços facilitadores de inclusão social e ferramentas de desenvolvimento humano, para que os adolescentes possam se relacionar, se expressar e enfrentar situações desafiadoras, através de atividades de expressão cultural.
- Favorecer a inserção no mundo do trabalho, por meio da identificação das oportunidades oferecidas vindas do Poder Público, das Instituições Formadoras, do Sistema S e de Organizações Privadas existentes no Município;
Metodologia –
- Desenvolver nas quatro Escolas Estaduais Oficinas sobre inserção ao mundo do trabalho, com adolescentes multiplicadores nas escolas de ensino médio estadual do Vetor Oeste, proporcionando espaço de conhecimento e troca de conhecimento,
- Oferecer no Centro Comunitário São Francisco de Assis Oficinas de Informática e de expressão cultural – Teatro
- Divulgar e mobilizar os adolescentes para as oportunidades de ensino público da região e dos cursos de Capacitação profissional oferecidos pelo município, sistema S, organizações sociais e parceiros.
Programa de Inserção no Mundo do Trabalho
O Programa de Inserção no Mundo do Trabalho, realizado no Centro Comunitário São Francisco de Assis, no Parque Almerinda Chaves, periferia de Jundiaí, para o desenvolvimento de potencialidades e formação de jovens e adultos, para inserção no mercado do trabalho, através de ações interligadas com as atividades desenvolvidas na própria organização, oferecendo cursos livres de qualificação, bem como interlocução com Cursos oferecidos pela rede pública e privada e Sistema S.
Objetivos específicos:
- Possibilitar a ampliação do desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e formação cidadã;
- Pesquisar em conjunto com a população do território do Jd. Novo Horizonte e imediações sobre quais os temas de interesses para os programas de qualificação e implantação de cursos livres gratuitos;
- Estabelecer e/ou fortalecer parcerias com órgãos públicos, privados e sistema S.
- Integrar-se à rede pública e organizacional para inserção ao Mundo do Trabalho no município de Jundiaí,
- Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação com direito de cidadania e desenvolver conhecimento sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas para grupo de adolescentes, jovens e adultos do território.
No decorrer do ano de 2023 foram realizados 17 cursos livres de qualificação profissional e uma Feira de artesão na linha da Economia Solidária:
Recursos próprios da Cáritas:
– Informática básica para adolescentes
– Informática básica para jovens
Recursos do Fundo Diocesano de Solidariedade CF 2022
– Informática para adulto
Apoio com recursos financeiros da Associação Socioeducacional Casa da Fonte:
– Elétrica de Comando
– Hidráulica Predial
– Solda Elétrica
Parceria com o SENAI:
– Curso de inteligência artificial
– Operador de logística
– Controle de Suprimentos
– Google Cloud,
Parceria com o SENAC e FUNSS:
– Assistente Administrativo
– Assistente de Marketing e Vendas
– Assistente em Recursos Humanos
Parceria com o FUNSS:
– Designer sobrancelha
– Cuidador de Idosos
Parceria com o SESC
Curso de Panificação – Projeto Comunidades ativas
Parceria com IV2
– Informática básica para adultos
Parceria com a Rede Socioassistencial do Novo Horizonte
- 1ª Feira de Artesão – Economia Solidária – com exposição e venda de produtos artesanais realizados pelos artesãos do território.
Oficinas de Artesanato Vida Nova
A Oficina de Artesanato Vida Nova, realizadas no Centro Comunitário São Francisco de Assis, tem por objetivo ampliar a rede de proteção e prevenção de riscos sociais às mulheres moradoras do Jardim Novo Horizonte e imediações; bem como de potencializar o protagonismo, a autoestima, integração, desenvolvimento de suas habilidades manuais e da capacidade de autogestão – na perspectiva da economia popular solidária.
As atividades são conduzidas por monitoras voluntárias da própria comunidade, valorizando o repertório e o conhecimento, na apropriação da cultura, do ser capaz de aprender, ensinar, em um processo de multiplicação de saberes, contribuindo para a ampliação do universo informacional, artístico e cultural, estimular potencialidades para novos projetos de vida, detectar habilidades e talentos.
Atividades socioesportivas, de recreação e de lazer
O Centro Comunitário São Francisco de Assis possui estrutura de quadra que fica aberta todos os dias para a população. A Cáritas oferece gratuitamente, no horário da tarde e noite, atividade de esporte e recreação, monitoradas por profissional de Educação Física, possibilitando, através da prática esportiva, desenvolver ações de promoção e socialização para crianças, adolescentes, jovens e adultos
A organização e formação dos grupos ocorre pela livre demanda da comunidade, a maioria tem por opção o futebol, que ocorre por grupos de faixa etária, com prévia inscrição e priorizando o público do território do Novo Horizonte e imediações.
A prática esportiva tem como princípio os jogos colaborativos e não são voltadas para a profissionalização do esporte. Durante as atividades são proporcionados momentos de rodas de conversa, com temas de convivência, respeito e solidariedade.
Oficina Cozinha Enriquecida
Atividade em parceria com a Pastoral da Criança, para inclusão de hábitos alimentares saudáveis, combate à desnutrição, aumento de consumo de alimentos saudáveis de baixo custo, para uma melhor qualidade de vida de crianças e adultos.
Oficinas de Cozinha Enriquecida a cada dois meses, no Centro Comunitário São Francisco de Assis, com metodologia teórica e prática, motivando a participação no preparo de pratos de alimentos saudáveis que atenda a características do grupo, crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas. Tem como metodologia produzir junto os pratos, inserindo a teoria com a prática e ao final da elaboração dos pratos as participantes degustam os alimentos preparados, favorecendo um momento de integração e socialização.
As oficinas são conduzidas por voluntárias da Pastoral da Criança e os insumos em sua maioria são doações do Programa Mesa Brasil SESC Jundiaí.
Assessoramento e defesa e garantida de direitos - Cursos e oficinas de formação
Os Cursos e as Oficinas de formação oferecidas gratuitamente de forma presencial ou virtual, abrange temas e aspectos técnico-legais que impactam na regularidade jurídica, gestão e sustentabilidade das organizações do terceiro setor, direcionados prioritariamente a entidades de assistência social e que integram a Rede Cáritas.
Proposta de 2024 – Curso virtual com 16 encontros de duas horas cada encontro, às terças feiras das 9h às 11h.
CURSO – PRÁTICA E NOVIDADES DA GESTÃO E REGULARIDADE DAS OSCS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Público: Colaboradores de OSCs, servidores públicos, membros de Conselhos de Políticas e Direitos, membros de pastorais sociais e demais interessados em terceiro setor, assistência social, políticas públicas sociais e parcerias, sem ou com atuação na Rede Cáritas.
Essa formação por meio de curso objetiva fornecer elementos e ferramentas aos participantes, que subsidiem as OSCs nos processos de aprimoramento da gestão institucional e operacional, da relação com o poder público e execução dos serviços socioassistenciais, da captação de recursos e sustentabilidade e da adequação de suas atividades às normas aplicáveis às organizações do terceiro setor, à política pública de assistência social e ao marco regulatório às organizações da sociedade civil (MROSC – Lei 13.019/14). De modo complementar e opcional, esse curso também objetiva criar um espaço de diálogo sobre particularidades das OSCs que integram ou se relacionem com a Rede Cáritas, envolvendo aspectos específicos de interesse relativos aos temas abordados de forma geral.
Participação e Articulação nos Espaços de Controle Social
Participação nos conselhos municipais, através da representação de membros da equipe técnica e mobilização e da presença de usuários, que acompanham as reuniões dos conselhos, sejam como ouvintes, sejam como conselheiros.
objetivos-
- Fortalecer o protagonismo dos usuários na defesa dos seus direitos de cidadania;
- Acessar∕ promover os direitos de cidadania já estabelecidos;
- Promover acesso ao conhecimento, meios, recursos e metodologias direcionadas ao aumento da participação social e ao fortalecimento do protagonismo dos usuários na reivindicação dos direitos de cidadania.
A Cáritas tem representantes como membros titulares, suplentes e ouvintes nos Conselhos Municipais de Assistência Social, Direitos da Criança e Adolescentes, Conselho de Direitos da Pessoa Idosa.
Rede socioassistencial e territorial do Jardim Novo Horizonte
Participação e articulação da rede socioassistencial e territorial organizada no Jd. Novo Horizonte, em Jundiaí, espaço democrático, composto por instituições do bairro ligadas à Assistência Social, Educação, Saúde, Habitação e empresas locais, com representantes do poder público, organizações não governamentais.
Objetivo: fortalecer as relações comunitárias, trocar de experiências, refletir sobre problemáticas locais, organizar atividades em conjunto e dar encaminhamentos para a resolutividade de questões apresentadas pela comunidade, ampliando o olhar dentro das políticas sociais, de forma a não criar vínculos assistencialistas com a comunidade, que perpetua a pobreza, mas realizar uma ação de promoção e garantia de direitos sociais.
As reuniões da rede ocorrem mensalmente, no Centro Comunitário São Francisco de Assis, com a proposta de trabalho é atuar na defesa e garantia de direitos sociais, articuladas a rede intersetorial da comunidade, possibilitando a abertura de espaços e oportunidades para o exercício da cidadania ativa das lideranças locais.