Cáritas – Diocese de Jundiaí

Curso de Introdução ao Novo Testamento – Período: 02 de março a 29 de junho de 2021

Caro amigo/cara amiga,
Quem escreve é o Pe. Cássio Murilo
Espero que você e sua família estejam bem e saudáveis.

Escrevo para fazer um convite:
No segundo semestre de 2020, a modo experimental, ministrei um curso de introdução ao Novo Testamento totalmente online. Foram 18 encontros sobre os evangelhos e o Apocalipse. A experiência funcionou bem e contou com a aprovação de nosso bispo, Dom Vicente Costa.Por isso, decidimos continuar em 2021. Agora vamos estudar as cartas do Novo Testamento.
Para seguir esta nova etapa, não é necessário ter participado em 2020.
Pensei que talvez você quisesse embarcar conosco nesta nova aventura.

Para maiores informações, clique em bit.ly/2021aulasNT e leia a proposta do curso. Incrições até 28 de fevereiro de 2021 (ou até o preenchimento das vagas). Formulário disponível em: https://bit.ly/2021querofazerNT

Se já estiver decidido a participar, faça ai…

Curso de Introdução ao Novo Testamento:

Total: 18 encontros de 90 minutos

Início das aulas: 02 de março de 2021

Dias e horários: terças-feiras, das 20:00 às 21:30

Plataforma: Zoom

Investimento: R$ 150,00 pelo acesso (por todo o semestre
de curso)

Vagas limitadas. Inscrições no link acima.

Curso virtual de formação do Núcleo de Formação Fé e Política Dom Amaury Castanho

“COM O CORAÇÃO DE PAI: PATRIS CORDE”
Mutirão pela vida: por Terra, Teto e Trabalho.

OBJETIVO: Refletir sobre a vocação do serviço ao próximo: família, trabalho e sociedade, tendo como referencial a pessoa do justo José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus de Nazaré, a partir das reflexões apresentadas pelo Papa Francisco na Carta Apostólica Patris Corde, e com as motivações da CNBB – Conferência dos Bispos do Brasil para a 6ª Semana Social Brasileira.

JUSTIFICATIVA: No dia 08 de dezembro de 2020 o Papa Francisco instituiu o Ano de S. José, através da Carta Apostólica: Patris Corde, propondo olharmos para a vida de José, esposo de Maria, pai adotivo de Jesus, como carpinteiro e envolvido com a realidade de seu povo, este ano se encerra em 08 de dezembro de 2021. Por sua vez na CNBB, através da comissão para Ação Sócio Transformada em 04 de maio de 2020, propõe para os próximos anos o mutirão da 6ª Semana Social Brasileira que tem como tema central: Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho. Uma inspiração a partir dos três “T”, que foram gestados no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares com o papa Francisco, em outubro de 2014, em Roma. No discurso Francisco convocou: “Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”. O Núcleo Diocesano de Formação de Fé, Política e Cidadania Dom Amaury Castanho, Diocese de Jundiaí, em comunhão com a Igreja Universal e com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, quer refletir sobre o viver os ensinamentos de Cristo, a exemplo de S. José, promovendo a dignidade da pessoa humana, e seus direitos fundamentais: família, moradia, trabalho…

PÚBLICO ALVO: Todas as pessoas de boa vontade que desejem refletir e aprofundar as ações na promoção da vida em todo lugar.

DURAÇÃO: 5 encontros semanais as quartas-feiras, das 19:30h as 21:30h (2 horas cada encontro), totalizando 10 horas, nos seguintes dias 03; 10, 17, 24 e 31/ 03.

INVESTIMENTO: 100 (cem) por cento gratuito. Aqueles que desejarem e puderem contribuir com o trabalho do Núcleo Diocesano de Formação de Fé, Política e Cidadania podem fazer sua contribuição de qualquer valor para a conta bancária do Centro Diocesano de Formação para o laicato: Banco Bradesco, Agência: 3367, c.c. 14.757-5, Descrição: D. Amaury

INSCRIÇÕES: Pelo e-mail, ou site: dolaineresantos@gmail.com

CONTEÚDO:
1ª AULA: Protagonismo sem Paralelo
Refletir sobre a pessoa de José o carpinteiro, apresentado nas Sagradas Escrituras e seu protagonismo no projeto de Deus para a Salvação da Humanidade.

2ª AULA: Família: escola da vida.
Dialogar com os participantes, sobre a constituição familiar, os papéis sociais mulher/ homem, acolhimento e convivência familiar. Dialogar ainda sobre os flagelos de afligem as famílias hodiernas: violência doméstica, direitos das mulheres, desemprego, desabrigo, etc…

3ª AULA: A dignidade do Trabalho
Refletir sobre o princípio da “Primazia do trabalho sobre o Capital”. Honesto carpinteiro, o Esposo de Maria nos ensina também “o valor, a dignidade e a alegria” de “comer o pão fruto do próprio trabalho”. Esta acepção do pai de Jesus oferece ao Papa a ocasião para lançar um apelo a favor do trabalho, que se tornou uma “urgente questão social” até mesmo nos países com certo nível de bem-estar.

4ª AULA: O direito do Trabalhador brasileiro: conquistas e retrocessos
Abordar as principais conquistas e retrocessos nos direitos dos trabalhadores desenvolvidos pelas políticas nacionais, com paramentos da Reforma trabalhista.

5º AULA: O término da vida laboral profissional
Dialogar sobre as perspectivas para o trabalhador ao encerrar a sua atividade laboral profissional remunerativa, especialmente dentro da Reforma da Previdência.

Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *