Cáritas – Diocese de Jundiaí

Quem Somos

A Cáritas Diocesana de Jundiaí é uma associação civil, de caráter beneficente de assistência social, constituída em 22 de março do ano de 1997, por Dom Amaury Castanho, 2º Bispo da Diocese de Jundiaí, com objetivo de integrar e articular as entidades beneficentes e pastorais sociais da Diocese de Jundiaí, bem como atuar como braço social da Igreja Católica.

Considerada como organização da sociedade civil, atuante no terceiro setor, executa seus serviços, projetos e programas na área da assistência social, de forma gratuita, continuada, permanente e planejada, no atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social, atuando na Proteção Social Básica, com Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e projetos complementares e na Inserção no Mundo do Trabalho.

Outra linha de atuação é o assessoramento as organizações da sociedade civil da área de assistência social e ações de defesa e garantia de direitos, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais, através de articulação com órgãos públicos e redes socioassistenciais, territoriais e intersetoriais.

A Cáritas Diocesana de Jundiaí assume sua corresponsabilidade na defesa e promoção da dignidade da pessoa humana tendo a solidariedade social como pressuposto de suas ações, articulando e assessorando as Pastorais sociais e entidades beneficentes da Diocese de Jundiaí.

Embora com autonomia jurídica, a Cáritas mantém vínculo e relação com a Mitra Diocesana de Jundiaí, pois representa o “braço social” da Igreja Católica e da Rede Cáritas na Diocese de Jundiaí e, desta forma, está comprometida com a missão da Cáritas Brasileira: “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.