Nossa Atuação

A Cáritas Diocesana de Jundiaí é uma associação civil sem fins lucrativos e beneficente, caracterizada como uma entidade ou organização da sociedade civil (OSC) de assistência social, por atuar preponderante nessa política pública social.

Destaca-se, que a política de assistência social identifica desproteções e inseguranças sociais e promove a proteção social à vida social ou relacional, a superação de vitimizações e vulnerabilidades, a redução de danos e a prevenção da incidência de riscos, envolvendo ações direcionadas ao acolhimento, ao convívio e fortalecimento de vínculos, à autonomia, à geração de renda e/ou inserção no mundo do trabalho e ao reconhecimento e exercício da cidadania.

Em síntese, a Cáritas atua no atendimento às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, na defesa e garantia dos direitos socioassistenciais e na articulação e assessoria às entidades beneficentes, pastorais sociais e organismos da Igreja, na busca do enfrentamento das desigualdades sociais, motivando e articulando ações de solidariedade e promoção humana nas cidades que compõem a Diocese de Jundiaí.

No campo da assistência social, a Cáritas executa os seguintes serviços e atendimentos socioassistenciais: a) Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFC) direcionados a crianças, adolescentes e pessoas idosas, realizados por meio de parceria (termo de colaboração) com a administração pública municipal; b) atividades complementares ao atendimento socioassistencial: Projeto de atendimento a Pessoas Idosas, Oficinas de Artesanato, Atividades Socioesportivas de recreação e de lazer. c) Projeto Casulo, em parceria (termo de fomento) com recursos do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Na intersecção entre o atendimento e a defesa e garantia de direitos, a Cáritas desenvolve um Programa de Inserção ao Mundo do Trabalho, especialmente por meio de cursos livres de qualificação profissional para pessoas acima de 16 anos e a interlocução com cursos oferecidos pela rede pública, privada e Sistema S.

Outra linha de atuação da Cáritas na política de assistência social é o assessoramento e defesa e garantida de direitos, que envolvem as seguintes atividades: a) Cursos e Oficinas de formação sobre aspectos técnico-legais que impactam na regularidade jurídica, gestão e sustentabilidade das organizações do terceiro setor, direcionados prioritariamente a entidades de assistência social e que integram a Rede Cáritas; b) Assessoramento direto às entidades beneficentes associadas; c) Participação e articulação nos espaços de controle social: Rede socioassistencial e territorial do Jardim Novo Horizonte, Conselhos de Políticas e de Direitos e Rede Cáritas; d) Projeto de atenção ao migrante e refugiado; d) Ações de segurança alimentar: Oficina cozinha enriquecida e parceria Programa Mesa Brasil – SESC Jundiaí.