Fórum das Pastorais Sociais

As Pastorais Sociais da Diocese de Jundiaí atuam em diferentes segmentos da sociedade, mantendo sua identidade e sua especificidade com trabalho realizado por Coordenadores Diocesanos, Paroquiais e voluntários ligados a Igreja Católica. As Pastorais Sociais Diocesanas, representadas por seus coordenadores, são membros da Cáritas Diocesana de Jundiaí e, realizam o trabalho social de acordo com as diretrizes da Ação Evangelizadora da Diocese de Jundiaí.

Fazem parte da Diocese de Jundiaí 11 municípios: Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Louveira, Cabreúva, Salto, Itu, Santana do Parnaíba, Cajamar, Itupeva e Pirapora do Bom Jesus.

A atuação das Pastorais Sociais abrange toda a Diocese de Jundiaí e é realizada por 1.861 voluntários das comunidades paroquiais, que acompanham mensal aproximadamente a 8.231  pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, entre crianças, adolescentes, famílias, enfermos, desempregados e portadores de deficiência.

Relatório Anual das Pastorais Sociais 2023 -> clique aqui

Coordenadora Diocesana: Loremi Rodrigues Martini
Telefone: (11) 4583-7471
Email:   loremi.rm@gmail.com

Site: www.pastoraldacrianca.org.br

Finalidade Principal: Acompanhamento desde o ventre materno aos seis anos por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação, cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação. Alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas tendo como objetivo “o desenvolvimento integral das crianças” sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. A Pastoral da Criança está organizada em 10 municípios da Diocese de Jundiaí, em 62 comunidades, onde 195 líderes comunitários e 113 equipes de apoio realizam o acompanhamento médio mensal a 859 famílias, 1.934 crianças até 6 anos e 78 gestantes nas seguintes paróquias:

Jundiaí:  Paróquia São João Batista (Ponte São João) / Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Vila Rio Branco) / Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Jundiaí Mirim) / Paróquia São Francisco de Assis/São Camilo de Lellis (São Camilo) / Paróquia Nossa Senhora do Montenegro (Agapeama)/ Paróquia São Pedro Apóstolo (Vila Comercial) / Paróquia São José Operário (Retiro) / Santuário Santa Rita de Cássia (CECAP) / Paróquia São Vicente de Paulo (Vila Marlene) / Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/São José (Cidade Nova) / Paróquia São José (Almerinda Chaves) / Paróquia Nova Jerusalém (Vila Della Piazza);

Campo Limpo Paulista: : Paróquia São Francisco de Assis / Paróquia Santo Antonio / Paróquia Santa Luzia / Paróquia Nossa Senhora do Rosário;

Várzea Paulista: Paróquia Cristo Redentor / Paróquia São Francisco de Assis;
Louveira: Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens / Paróquia Sagrado Coração de Jesus;
Salto: Paróquia Cristo Rei / Paróquia Nossa Senhora de Monte Serrat / Paróquia São Benedito / Paróquia Nossa Senhora Aparecida;
Itu: Paróquia São José;
Itupeva: Paróquia São Sebastião;
Cajamar: Paróquia Nossa Senhora da Alegria / Paróquia São Sebastião / Paróquia São Paulo Apóstolo;
Cabreúva: Paróquia Nossa Senhora da Piedade;
Santana de Parnaíba : Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Coordenador Diocesano: Claudio Roberto Mariano
(11) 9 9784-2062
Email: instrutorclaudio@yahoo.com.br
Site: www.carceraria.org.br

Finalidade Principal: Anúncio do Evangelho, através da proclamação da Palavra e de ações de caridade no mundo do cárcere. Nas ações de caridade, são verificadas as situações processuais, através do Ministério Público, e fornecido material de papelaria, higiene pessoal e de limpeza, material para correspondência, quando solicitados. De acordo com a situação, os agentes visitam familiares que residam dentro do âmbito da Diocese.

A Pastoral Carcerária está organizada por municípios com um total de 25 voluntários que visitam os 1300 reclusos do CDP – Jundiaí  aos sábados e domingos, em dias alternados das visitas da família, no horário das 8:00 as 10:00 e as  quinta feiras das 14:00 às 16:00 horas.
Moças e senhoras acolhem as famílias, em média 150 pessoas, na Capela de São Benedito às sextas feiras e aos sábados à noite e de madrugada e celebramos a Palavra de Deus com distribuição de Eucaristia todas as sextas feiras às 19:30 horas.

Ações:

1. Doações de livros;
  2. Incentivo à Imagem e cor (Projeto “formiguinha”);
  3.  Aprendizagem profissional;
  4. Parcerias: Faculdade de Medicina de Jundiaí, Fundo Social de Solidariedade e Faculdade Anhanguera;
  5. Auxilio às Famílias dos reclusos: Acolhida em dias de visita na Capela de São Benedito, no Bairro Tijuco Preto.

Coordenador Diocesano: Rosemary Aparecida Gentil Ormenesi
Email: mariademagdala@terra.com.br / rormenesi@hotmail.com

Finalidade Principal: resgatar a dignidade de mulheres, em especial as que se encontram em situação, que passaram ou em risco de prostituição, primeiramente através do reconhecimento de sua dignidade de filhas de Deus, através do anúncio do Evangelho. São mulheres, em sua maioria, em vitimadas pela violência sexual infanto-juvenil.

O trabalho de evangelização acontece semanalmente em sala da Catedral Nossa Senhora do Desterro e o trabalho de empoderamento e inserção social na entidade, que é um braço da Pastoral, Associação “Maria de Magdala”. A Pastoral conta com a assessoria espiritual do Padre Brombal e das Monjas do Carmelo São José.

São 16 mulheres com frequência semanal e 150 mulheres, ao ano, com frequência esporádica.

Coordenador Diocesano: Miguel da Silva Oliveira
Telefone: (11) 9 9907-2536
Email: miguelmso@globomail.com Site: www.pamennacional.org

Finalidade Principal: Acompanhamento e promoção à criança e ao adolescente de 7 a 18 anos, com o objetivo de desenvolver ações capazes de inseri-los na sociedade e reintegrá-los na escola. O trabalho é desenvolvido em núcleos paroquiais e centros comunitários, em horário alternado ao escolar, podendo ser diariamente ou semanalmente, conforme a disponibilidade de local e de voluntários, proporcionando cursos de capacitação, atividades culturais e educacionais, esportivas e de lazer, desenvolvendo o protagonismo e o exercício da cidadania.

A Pastoral do Menor conta com as seguintes áreas de ação:

1. Crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco;
  2. Assistência religiosa aos adolescentes autores de ato infracional em cumprimento da medida de internação;
  3. Visitas e auxílios as famílias das crianças e adolescentes;
  4. Políticas públicas de proteção, defesa e promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes e a dignidade humana;
  5. Formação dos agentes pastorais;
  6. Protagonismo Juvenil : Escola de Cidadania.

A Pastoral do Menor está organizada em 08 núcleos e 02 núcleos em formação, em Jundiaí e Cajamar, atualmente tem aproximadamente 38 voluntários com um atendimento médio mensal de 260 crianças. Desenvolve suas ações em 06 paróquias da Diocese de Jundiaí, sendo elas:
Jundiaí:
Paróquia Santo Antonio de Pádua e Capela São Vicente de Paulo – Engordadouro
Paróquia São José Operário- Retiro
Paróquia Santa Gertrudes
Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus
Paróquia São João Batista.
Programa de Assistência Religiosa – realizado na Fundação Casa D. Gabriel de Jundiaí
Pareceria com o CEDECA – Centro de Defesa da Criança e Adolescente, que segue as diretrizes da Pastoral do Menor e atende o público da Santuário Santa Rita de Cássia – CECAP, Vista Alegre e Parque Centenário.
Em formação:
Paróquia Nossa Senhora Aparecida- Jd. Novo Horizonte
Paróquia São Paulo Apostolo- Jordanésia- Cajamar

Coordenador Diocesano:

Antonio Petená Neto
Telefone: (11) 9 8600-8135
Email: antoniopetena8@gmail.com
Site:
www.pastoraldasaudecnbb.com.br

Finalidade Principal: É a ação de promover, cuidar, defender e celebrar a vida. Os agentes de pastoral realizam visitas domiciliares e hospitalares aos enfermos residentes na comunidade paroquial, sem distinção religiosa, levando evangelização, sacramentos (as que desejarem), orientando quando necessário para consultas, medicamentos e orientações sobre direitos e deveres do cidadão.

A Pastoral da Saúde está organizada em 56 paróquias, onde 600 voluntários realizam o acompanhamento médio mensal a 2.500 enfermos nas seguintes paróquias:

Jundiaí: Paróquia Nossa Senhora do Montenegro / Paróquia São José Operário / Paróquia Nova Jerusalém / Paróquia São João Bosco / Paróquia Sagrado Coração de Jesus / Paróquia Santo Antonio / Santuário Diocesano Nossa Sra. Aparecida / Paróquia São Vicente de Paulo / Paróquia São Pedro / Paróquia Santa Gertrudes / Paróquia São José Operário / Paróquia Santo Antonio de Pádua / Paróquia São Roque / Paróquia Nossa Sra. da Conceição / Paróquia Santa Rita de Cássia / Paróquia São João Batista / Paróquia Senhor Bom Jesus / Paróquia Nossa Senhora de Fátima / Paróquia Santa Rosa de Lima- Vila Maringá/ Paróquia Santo Antônio (Ivoturucaia); Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Jundiaí Mirim.

Várzea Paulista: Paróquia Cristo Redentor / Paróquia São Francisco de Assis / Paróquia Nossa Senhora da Piedade / Paróquia Nossa Senhora de Lourdes / Paróquia Santo Antonio;

Santana de Parnaíba:Paróquia São Pedro Daldeia / Paróquia Santa Ana / Paróquia Nossa Senhora do Rosário;

Campo Limpo Paulista:  Paróquia São Francisco de Assis/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário/ Paróquia Santa Luzia/ Paróquia Santo Antônio;

Itupeva: Paróquia São Sebastião;

Cabreúva: Paróquia Jesus de Nazaré / Paróquia Nossa Senhora da Piedade;

Cajamar: Paróquia São Sebastião / Paróquia Nossa Senhora da Alegria / Paróquia São Paulo Apóstolo;

Itu: Paróquia Nossa Senhora Aparecida / Paróquia Nossa Senhora da Candelária / Paróquia Sagrada Família / Paróquia São José / Paróquia São Luís Gonzaga / Paróquia São Judas Tadeu / Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro / Paróquia São João Batista / Paróquia São Cristovão;

Salto: Paróquia Cristo Rei / Paróquia Nossa Senhora Aparecida / Paróquia Nossa Senhora de Monte Serrat / Paróquia São Benedito / Paróquia São Roque;

Campo Limpo Paulista: Paróquia Santa Luzia/ Paróquia Santo Antônio;

Os Hospitais assistidos pela pastoral são:

Hospital São Vicente – Jundiaí

Hospital Universitário – Jundiaí

Hospital SOBAM – Jundiaí

Hospital Paulo Sacramento- Jundiaí

Hospital São Camilo – Itu

Hospital São Camilo – Salto

Coordenadores Diocesano: Ari Nilton Ribeiro
Telefone: (11) 9 6647-3911
Email: ariniltonribeiro@gmail.com
Site: www.sobriedade.org.br

Finalidade Principal: A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja para o enfrentamento, de maneira concreta, do problema social da exclusão, miséria e violência. Nasceu em 1998, na 36ª Assembleia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão da dependência química. Sua Missão é evangelizar, mas hoje vai muito mais além buscando implementar ações de serviço que promovam a vida, em comunhão com os irmãos, acolhendo a todos e qualquer tipo de dependência, química ou não, vícios, manias, compulsões ou pecados. Atua de forma orgânica. É uma Pastoral Social, de Inclusão e Conjunto que busca a integração entre todas as Pastorais e movimentos onde envolve o dependente, a família, a igreja e a sociedade. É a resposta imediata na Paróquia ao flagelo da dependência química. álcool e outras dependências.

Desenvolve Reuniões semanais do grupo de auto ajuda nas paróquias e Comunidades terapêuticas onde são vivenciados os 12 passos da Pastoral da Sobriedade (Programa de vida Nova)

Atendimentos para dependentes e seus familiares

Palestras de prevenção em: Escolas, catequeses, cursos de noivos, Encontro de Casais com Cristo, Empresas, etc…

Promove Retiros de Espiritualidade, Diocesano e Paroquiais e Cursos para os Novos Agentes

Propõe 5 linhas de ação:

1. Prevenção ao uso de drogas.
  2. Intervenção junto a quem experimentou a droga, mas ainda não se tornou dependente dela.
  3. Recuperação do dependente químico.
  4. Reinserção familiar e social do dependente em sobriedade.
  5. Atuação política onde entendemos todas as formas de articulação e diálogo.

E inicia suas atividades de forma concreta através da abertura do GRUPO DE AUTO-AJUDA DA SOBRIEDADE na Paróquia.

A Pastoral da Sobriedade está organizada em 14 paróquias, onde 72 voluntários coordenam os grupos de apoio que acompanham cerca de 720 assistidos no grupo de auto ajuda entre dependentes e seus familiares por mês, nas seguintes paróquias:

Jundiaí: Catedral Nossa Senhora do Desterro / Paróquia São João Bosco / Paróquia São Francisco de Assis e São Camilo de Lellis / Paróquia São José, Paróquia Santa Gertrudes;

Várzea Paulista: Paróquia Nossa Senhora da Piedade / Paróquia São Francisco de Assis (Comunidade São Pedro); Paróquia Cristo Redentor;

Salto: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Comunidade Santa Cruz) / Paróquia São Benedito e Paróquia São Roque;

Campo Limpo Paulista: Paróquia Santa Luzia

Itupeva: Paróquia São Sebastião (Comunidade Santo Antônio)

Louveira: Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Comunidade São Sebastião)

Em conjunto com os trabalhos nas Paróquias também o grupo de autoajuda é desenvolvido semanalmente nas Casas de acolhida Mosteiro Santa Luzia e Casa do Senhor ambas em Campo Limpo Paulista.

Contamos também anualmente com Retiros Diocesano, Retiros Paroquiais e encontros de formação Permanente. Algumas Paróquias rezam semanalmente o terço da Sobriedade nas casas dos assistidos.

Coordenador Diocesano: Elisângela Aparecida Pelegrinelli
Telefone: (11) 9 9641.5128
Email:elisangelaappelegrinelli@gmail.com Site: www.pasped.org.br

Finalidade Principal:  Acolhimento a Pessoa com Deficiência na Igreja, promover ações de inserção social e acessibilidade nos diversos locais da sociedade. Realizar reuniões de formação para equipe de voluntários.

A Pastoral da Pessoa com Deficiência, atualmente conta com uma equipe com 06 membros da Coordenação Diocesana e núcleos nos municípios da Diocese, com aproximadamente 30 membros.
Como metas destacam-se:

Trabalhar mais a espiritualidade do grupo com o apoio do assessor eclesiástico;

Buscar conhecer pessoas com deficiências nas diversas paróquias da Diocese, através de visitas e
fomentação de lideranças para criação de núcleos da Pastoral da Pessoa com Deficiência;

Promover eventos em parceria com outros grupos, buscando divulgar as ações da Pastoral para atrair novos voluntários;

Melhorar os relacionamentos com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência;

Encaminhamento de pessoas portadoras de deficiência e seus familiares para assistência
psicológica;

Vamos dar apoio todas as sextas-feiras, a partir do dia 28 de fevereiro, das 8h às 12h, às mães gestantes que já sabem que vão ter filhos com deficiência;

Também nesse mesmo horário, queremos auxiliar as pessoas que adquiriram uma deficiência recentemente.

Promover reuniões mensais com a equipe diocesana.

Coordenadora Diocesana: Luciana Dogo
Telefone: (11) 9 9462-6860
Email: lucianadogo5@gmail.com

Finalidade Principal: Pastoral da Ecologia trabalha a conscientização sobre o cuidado com a casa Comum, a preservação de toda criação de Deus.

Coordenador Diocesano: José dos Santos
rsv.santos@gmail.com
Finalidades Principais:  Evangelizar o mundo da política, propagando a Boa Nova do Evangelho de Jesus para que todos conheçam sua missão salvadora e se integrem nela, auxiliando os demais no cuidado uns com os outros, na valorização da vida e no resgate da dignidade humana, na busca do bem comum, no correto uso dos recursos públicos, na construção de uma sociedade do bem viver. Para tanto, coloca-se como grande propagadora da Doutrina Social da Igreja e da justiça social, motivando os leigos e leigas para assumirem seus papeis de protagonistas na transformação do mundo que queremos, convidando-os e incentivando-os para cursos de formação e capacitação, para se integrarem nos mais diversos meios de participação social, como por exemplo, os conselhos públicos, municipal-estadual-federal, no acompanhamento dos atos do poder executivo e legislativo.
A Pastoral Fé e Política atualmente conta com uma equipe de Coordenação Diocesana de 20 integrantes, 44 voluntários em todos os núcleos que atende a população da Diocese de Jundiaí.
Os membros pertencem às seguintes cidades da Diocese: 01 de Itupeva, 12 de Jundiaí, 04 de Louveira, 10 de Salto, 01 de Cajamar, 01 de Pirapora do Bom Jesus e 15 de Várzea Paulista.

Coordenador Diocesano: Alzira Aparecida Martins
Telefone: (11) 4581-8645 / (11)99825-8701
Email: alziramartins696@gmail.com
Site: www.pastoraldapessoaidosa.org.br/

Finalidade Principal:  A Pastoral da Pessoa Idosa tem como objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas e contribui com a divulgação do respeito e dos direitos das pessoas de mais idade, num processo educativo de formação continuada deles e de suas famílias. Ser ponte entre as famílias e os serviços de apoio à pessoa idosa na comunidade.

Pastoral organiza a comunidade, identifica os líderes, capacita-os para o trabalho de acompanhamento do idoso e acompanha os resultados e a satisfação pessoal. Nestas visitas, os líderes acompanham o modo de vida dos idosos, ajuda-os a controlar as vacinas, trabalha preventivamente as quedas, a identificação de doenças físicas e emocionais.
Atualmente a pastoral conta, na diocese, com 94 voluntários, atingindo, aproximadamente 284 pessoas, nas seguintes paróquias:

Várzea Paulista: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes; Paróquia Santo Antônio; Paróquia São Francisco de Assis.

Santana de Parnaíba: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Paróquia São Pedro.

Cajamar: Paróquia Nossa Senhora da Alegria, Paróquia São Paulo Apóstolo, Paróquia São Sebastião.

Jundiaí: Paróquia São Roque.

Itu: Paróquia Sagrada Família.

Número de Agentes: 94
Número de idosos visitados: 284

Participação de agentes nos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa, nas cidades de Jundiaí, Santana de Parnaíba e Várzea Paulista.

Coordenadora Diocesana : Edna Maria de Oliveira Silva
Telefone : 9 7439-8289
Email :  edna.moradia@hotmail.com

Finalidade Principal:  A Pastoral do Migrante trabalha com as políticas públicas e social, buscando integrar nossos irmãos Migrantes e Imigrantes na sociedade, visando a organização e promoção dos grupos que vivem o drama da migração forçada e todas as suas consequências.