CF 2022

Campanha da Fraternidade 2022

Tema: Fraternidade e Educação

Lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26)

A proposta da CF 2022 é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Além disso, buscará refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum.

A ANEC, em consonância com a CNBB, e acreditando na educação de qualidade social e na importância de estarmos em sinergia para que haja o fortalecimento das ações de incidência que potencializarão as instituições educacionais católicas no cenário político brasileiro, colocou a Campanha da Fraternidade 2022 como centro de suas discussões, reflexões e mobilizações que no planejamento estratégico em 2022.

Objetivos da CF 2022:

• Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.
  • Verificar o impacto das políticas públicas na educação.
  • Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.
  • Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.
  • Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.
  • Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.
  • Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

DOWNLOADS -> CLIQUE AQUI